Intervalo Musical

Posted by Turma da física On sábado, 27 de março de 2010 2 comentários
A FÍSICA DO SOM E DA MÚSICA

INTRODUÇÃO

Quando nos referimos ao som e à música, raramente pensamos na relação com a Física (Acústica) e na respectiva análise físico-científica necessária para entender a propagação do som, nas propriedades do som e nos detalhes ligados à arte musical. A inter-relação da música com a ciência física ou ainda com os números, remonta à Escola Pitagórica, no século VI a.C. No início, importante era a relação entre os comprimentos das cordas de uma lira com as notas musicais e a percepção de que cordas mais curtas emitiam sons mais agudos e cordas mais grossas, sons mais graves. .A partir desse fato desenvolveu-se a teoria musical que relacionava comprimentos de cordas, escalas, intervalos, notas musicais, números inteiros e frações desses números. Os intervalos mais conhecidos são aqueles produzidos por dois sons de mesma freqüência e por dois sons de intervalos cujas freqüências são uma o dobro da outra. Veja o quadro abaixo:
Intervalo Acústico
Razão de Freqüência
Uníssono
1:1
Oitava
2:1
Em particular, a associação de uma fração a um dado intervalo musical mostrou-se um dos princípios mais importantes da Acústica. A relação entre a Física e a Música prosperou depois da Teoria Ondulatória, estabelecida nos séculos XVII e XVIII, e muito evoluiu quando o matemático e físico Fourier criou dentro das Ciências Exatas o capítulo que permite a análise de qualquer fenômeno periódico.
A PRODUÇÃO DO SOM

O som é produzido ao conseguirmos uma variabilidade na pressão (compressão e rarefação) do ar em nossa volta. Na verdade, para a produção do som, é mais importante a velocidade com que a pressão varia - gradiente da pressão - do que o seu valor absoluto. O som é produzido, portanto, quando uma massa de ar entra em movimento. É a variação da pressão sobre a massa de ar que causa os diferentes sons, dentre eles os que são combinados para criar a música. A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas por essa variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano entrar em vibração. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos (elétricos), transmitidas até o cérebro e codificadas.
Uma nota musical é um som cuja freqüência encontra-se dentro do intervalo perceptível pelo ouvido humano e a música é a combinação, nas mais diversas maneiras, de uma seqüência de notas em diferentes intervalos. Entretanto, uma mesma nota emitida por diferentes fontes sonoras (instrumentos musicais) pode ter freqüência igual e ainda assim ser percebida de maneira diferente para quem ouve. A escala musical é uma seqüência de notas musicais dispostas em ordem crescente de freqüências convencionais, havendo entre elas intervalos acústicos predefinidos.
OS INSTRUMENTOS MUSICAIS

Os instrumentos datam da mais remota antigüidade, de acordo com achados arqueológicos encontrados em algumas primitivas cavernas na África. Não obstante, esses instrumentos serem muito rudimentares, eles deviam servir para o entretenimento dos habitantes daquela época, para cultos religiosos e também para comunicação entre tribos vizinhas, uma vez que o som produzido por alguns instrumentos como os congos ou o bumbo pode ser ouvido a uma distância bastante razoável. Atualmente, com o avanço da tecnologia eletrônica em todas as modalidades do conhecimento humano, os instrumentos acabaram se subdividindo em duas categorias:
- Eletrônicos, em que se destacam os sintetizadores capazes de produzirem os mais variados timbres sonoros, a partir de um teclado semelhante ao de um piano e um complexo circuito elétrico-eletrônico.
SINTETIZADOR MOOG
- Acústicos, que podem ser divididos em instrumentos de sopro (apito, trompete, tuba, trombone, flauta, sanfona etc); instrumentos de corda (piano, violão, violino, guitarra, harpa, etc) e instrumentos de percussão (tamborim, atabaque, surdo, prato, repique, etc).
GUITARRA


2 comentários to Intervalo Musical

  1. says:

    Ariadna Vixeee!...
    Agora sim eu aprendo a tocar... rs
    Legal!

  1. says:

    Turma da física Isso mesmo companheiro música também e ciência...

Postar um comentário

Agradecemos sua participação no Física inserida.
Deixem comentários...

Anúncio

A Juliana está num pequeno barco sobre a piscina da sua casa. O que acontecerá com o nível de água da piscina se ela deixar cair no fundo da piscina algumas pedras que levava dentro do barco?

Organizador do blog: Professor Robson Salviano.